Quando falamos em educação e ensino, é impossível não lembrar que estamos em um processo de transformação nos últimos tempos, com a entrada de novos elementos que, nas décadas passadas, eram inexistentes ou, pelo menos, muito raros e de difícil acesso e utilização nas aulas, principalmente no ensino bilíngue.
Entre esses elementos, está a gamificação. O conceito diz respeito à utilização de designs e mecânicas relacionadas a jogos para atingir objetivos que, inicialmente, não sejam ligados apenas à vitória naquela disputa lúdica e dentro das regras da partida.
Se a gamificação se torna cada vez mais presente, é papel de gestores e coordenadores escolares utilizá-la da melhor forma. Inclusive, para melhorar o ensino bilíngue. Sim, o bilinguismo pode ganhar muito com o uso dessa ferramenta.
De que forma? É o que falaremos a seguir, explicando como a gamificação auxilia nesse processo de ensino e aprendizagem bilíngue.
Aumento do interesse do aluno pela língua
Para começar, a utilização de estratégias que tragam o lúdico para a sala de aula já gera um interesse maior do aluno. Não é segredo que atividades deste tipo tendem a atrair mais a criança e o jovem do que simplesmente sentar na carteira, ouvir uma explicação e copiar a lousa. A gamificação traz participação efetiva do aluno e o estimula.
Nesse contexto, o ensino bilíngue pode se beneficiar porque os jogos dependem de comunicação e de raciocínio. Os estudantes precisarão ler instruções, traçar estratégias e muito mais. Logo, se isso é feito com a utilização de uma nova língua, o desenvolvimento se torna muito mais forte.
O contato dos alunos com o inglês será muito maior. Eles encontrarão novos vocabulários, precisarão desenvolver habilidades na língua, como ler e escrever, poderão criar estratégias e, dessa forma, também pensam em inglês.
Ou seja, de maneira lúdica o inglês se torna uma prioridade dos jovens naquele momento, pois eles estão interessados em atingir os objetivos do jogo e, de maneira natural, se envolvem com a língua. Mesmo sem perceber que estão tendo uma aula, eles estão. Isso graças à gamificação.
Possibilidade de avaliação constante e entendimento
Também é importante entender que, a partir da gamificação, os professores conseguem avaliar a evolução dos alunos, as dificuldades de cada um. Isso é feito de maneira mais leve e construtiva do que apenas com os números de prova. Claro, não estamos dizendo que não deve haver prova na escola. Não. Mas ter outras formas de medir evolução é interessante.
E a gamificação traz essa possibilidade. Alguns alunos terão dificuldades em uma etapa específica da atividade, outros terão muita facilidade. E, nisso, é possível perceber: quem tem o raciocínio mais rápido para o inglês, quem tem muito vocabulário, quem consegue pensar em inglês e gerar soluções.
Com essas avaliações, os alunos podem ser ajudados para evoluir, para melhorar a capacidade de aprendizado no ensino bilíngue. E o melhor: dentro de um contexto lúdico e mais leve do que simplesmente depois de levar uma nota baixa. No fim das contas, isso também estimula o aluno a aprender em vez de desanimar. Assim, o ensino bilíngue se desenvolve melhor.
Estímulo ao convívio social e à colaboração
O objetivo do ensino bilíngue não é apenas introduzir o lado gramático e técnico da língua inglesa. É também fazer com que os alunos consigam ter boas relações com os companheiros, usando a linguagem de maneira social e humana. Mais do que ensinar inglês, é também formar pessoas que tenham esse conhecimento atrelado a outras capacidades essenciais da vida, como cidadania, respeito ao próximo etc.
Nesse contexto, a gamificação também tem seu papel no aprendizado do ensino bilíngue. Isso porque os jogos devem ser pensados de maneira a incluir todos os alunos em uma disputa lúdica e que estimule o contato social, sempre com respeito.
As atividades podem ser feitas em grupo e, dessa forma, os estudantes dependem uns dos outros para atingir o objetivo dentro do jogo. Isso faz com que eles precisem debater, conversar para chegar em consenso, tudo isso em prol de um objetivo coletivo, que é finalizar a tarefa dentro do game.
Além disso, os jovens aprendem a ouvir outro também. Afinal, a disputa é em grupo e, sozinho, ele não chegará ao cumprimento das tarefas necessárias. Em um pequeno exemplo, os alunos acabam aprendendo também a conviver em sociedade e a atuar coletivamente para um bem maior.
Isso tudo sem falar que dentro desses debates em grupo, treina-se a língua inglesa também. Logo, resultado dobrado no aprendizado bilíngue.
Esses são, portanto, alguns dos benefícios da gamificação para o aprendizado bilíngue. Em um mundo cada vez mais digital e conectado, não dá para ficar sem esse tipo de atividade.
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