Ter uma equipe escolar motivada e altamente qualificada é fundamental para a escola bilíngue que quer se manter competitiva no mercado e oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos.
Porém, para isso, é preciso considerar quais são as melhores práticas para ter colaboradores ideais em sua instituição.
Neste post, daremos algumas dicas de como contratar profissionais para escola bilíngue. Acompanhe!
Delimite o perfil da vaga
Definir o perfil do cargo/vaga e estabelecer as funções que o profissional irá desempenhar, assim como descrever o perfil de candidato ideal para ocupar o posto de trabalho ofertado, são pontos fundamentais para contratar excelentes profissionais para escola bilíngue.
Por isso, informe as áreas de formação necessárias para participar do processo seletivo, tempo de experiência e faça outras exigências importantes para o desempenho eficiente das atribuições do cargo.
Por exemplo, faz sentido solicitar do candidato conhecimento intermediário ou avançado na língua-foco da instituição de ensino bilíngue. Isso vale tanto para a contratação de professores como para colaboradores das áreas de apoio: administrativo, recepção, atendimento ao cliente, dentre outras.
Analise o currículo dos profissionais
Após o recebimento dos currículos, eles devem ser analisados e categorizados para definir os candidatos que mais se adequam ao perfil da escola e às vagas oferecidas.
Neste momento, você pode entrar em contato com os candidatos para saber se os selecionados para entrevista têm interesse em continuar no processo seletivo.
Verifique a experiência do profissional
Na hora de analisar o currículo dos candidatos, não se atenha apenas à formação deles (formação na área, pós-graduação), pois é essencial verificar seu tempo de experiência na área do cargo oferecido.
Afinal, é sempre importante contratar um profissional que tenha tanto uma boa formação como larga experiência. Essa combinação assegura que sua instituição seja gerida, administrativa e pedagogicamente pelos melhores profissionais para escola bilíngue.
Porém, não esqueça de observar que, hoje, o mercado categoriza o tempo de experiência do profissional em júnior, pleno e sênior. Quanto mais tempo de experiência ele tiver, mais caro costuma ser o valor de sua mão de obra.
Sendo assim, esse é um fator importante a se considerar na hora de contratar profissionais para escola bilíngue, pois impacta em sua saúde financeira.
Analise se o profissional se atualiza em sua área
Outro aspecto a se considerar na hora de contratar profissionais para escola bilíngue é se o profissional se atualiza em sua área, seja ele um coordenador ou auxiliar administrativo.
Isso pode ser visto a partir da análise do currículo do profissional. Por exemplo, se ele fez cursos de capacitação recentemente, significa que ele é um profissional atento à sua área e está sempre buscando formas de se atualizar e, assim, oferecer seus serviços com inovação.
Faça entrevistas para conhecer melhor o candidato
No dia da entrevista, reserve um tempo para analisar cuidadosamente o currículo do candidato, atentando para suas vivências e qualificações. Assim você conseguirá conduzir melhor esse momento e interagir eficientemente com o profissional.
No início da entrevista, procure “quebrar o gelo” para que o candidato fique mais à vontade e se expresse melhor. Por exemplo, uma dica é perguntar como ele está, como foi seu trajeto até sua escola bilíngue e se ele já conhece a instituição.
Em seguida, com o ambiente da sala descontraído, você pode iniciar a entrevista fazendo perguntas claras e objetivas sobre os pontos realmente importantes para a seleção do candidato. Neste momento, é recomendado explorar ao máximo o currículo do candidato para tomar a decisão certa.
Lembre-se que é nessa hora que você deve verificar se tudo que está no currículo do candidato é, realmente, compatível com a verdade. Se no currículo consta que o profissional é fluente em inglês, por que não começar a entrevista já falando sobre esse ponto ou até mesmo fazendo perguntas neste idioma?
Busque conhecer o comportamento do candidato e como ele agiria diante de certas situações
Durante a entrevista, faça perguntas que permitam ao candidato revelar um pouco sobre seu comportamento, como seus pontos fortes e fracos, assim como o que ele gosta de fazer e o que não gosta, e, também, o que costuma lhe incomodar, seja na vida pessoal ou profissional.
Com base nas respostas, pode-se perceber se o candidato “vestirá a camisa de sua instituição de ensino bilíngue”.
Agora você sabe o que deve considerar para contratar profissionais para escola bilíngue. Coloque as dicas que fornecemos neste conteúdo em prática e selecione os melhores profissionais para escola bilíngue do mercado para compor o time da sua instituição de ensino.
Quer ficar por dentro de mais dicas como estas para garantir o crescimento saudável da sua escola bilíngue? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Estamos sempre compartilhando conhecimentos que podem acelerar o desenvolvimento do seu negócio.