fbpx

Descubra a importância do contato diário com o inglês para a fluência

Como o contato diário com o inglês beneficia alunos no processo de aquisição da fluência?

A aquisição da fluência em uma nova língua não é algo que acontece de maneira instantânea na nossa vida, como uma pílula de vitamina que ingerimos. Há um esforço necessário para que o nosso cérebro receba e processe todo esse conteúdo, permitindo um discernimento fluido capaz de gerar uma fala sem travas.

Quando iniciamos esse esforço ainda na fase infantil, tudo se torna mais rápido. Mas quando essa fase passa, precisaremos de mais energia — e tempo — para adquirirmos mais controle, confiança e, por fim, a fluência na língua com maior presença no mundo.

Nosso post de hoje vai tratar sobre a importância do contato diário com o inglês na aquisição da fluência nesse idioma. Você entende quais são os benefícios dessa exposição para o seu desenvolvimento na segunda língua? Acompanhe e descubra os porquês da importância do contato.

Há muitas palavras e expressões para aprender

Estima-se que a língua inglesa possua entre 500 mil e 1,2 milhão de palavras ativas. Uma das línguas com maior número de vocábulos em todo o mundo, maior inclusive que o nosso português, cujo volume gira em torno de 430 mil.

Embora não seja necessário aprender todo esse volume, é preciso, no mínimo, que o aluno domine 2000 palavras chaves para ter uma compreensão necessária do idioma e poder comunicar-se. Essas palavras podem formar cerca de 250 mil expressões diferentes. É muita coisa!

São muitos números, mas não precisa se assustar, pois uma boa metodologia consegue introduzir tudo isso de maneira fluida, contextualizando ao dia a dia, trabalho, viagens e outros assuntos. Mas você concorda que é preciso mais do que uma ou duas aulas semanais para absorver tudo?

Há uma disputa de idiomas na mente: português versus inglês

Quem aprende inglês no Brasil lida com o desafio de pensar no idioma nativo ao mesmo tempo que ouve, lê e interage com a segunda língua. Você vai à farmácia, padaria, teatro e em todos os lugares as pessoas se comunicam na sua língua mãe. Uma competição.

Esse é um desafio maior para o cérebro que se expõe mais ao português que ao inglês. A melhor maneira de compensar isso é tendo contato mais frequente com o idioma alvo, permitindo assim que a memória esteja sempre “fresca”.

Com o tempo, inglês toma força e permite que o aluno consiga desvincular o português quando estiver se comunicando através do novo idioma.

O aprendizado de inglês se tornará um hábito

Tudo o que a gente faz de maneira repetida, com o tempo, se torna um hábito. Segundo estudos, como o do psicólogo Jeremy Dean, são necessários 21 dias seguidos para que um comportamento se torne um hábito.

Seguindo essa premissa, o contato diário com o inglês contribui para que esse aprendizado se torne parte da vida do aluno e deixe se ser algo obrigatório, ao passo que uma rotina aleatória pode gerar incômodo e desinteresse.

O treino é uma das melhores formas de automatizar tudo. Quem treina aprende e isso precisa ser constante, até que tudo pareça mais fácil e as palavras façam sentido nas músicas, nos textos, nos diálogos etc.

É possível estudar mais contextos durante as aulas

Muitos cursos de inglês, por terem um tempo limitado, investem em contextos específicos para as aulas, como viagens, trabalho e rotinas comuns. Porém, para um entendimento completo, o falante precisará de mais conteúdos para interagir com o mundo.

Um aluno com aulas diárias de inglês em sua escola tem, no mínimo, 200 aulas anuais, ao passo que, em uma escola de idiomas comum, ele terá cerca de 70 aulas. A diferença é muito grande. Com um programa de aulas diárias é possível difundir muito mais o conteúdo e ampliar o vocabulário desse aluno.

Na metodologia da Simple, o aluno estuda diferentes contextos que são inseridos na didática em sala de aula, muito além das rotinas previsíveis da vida. Temos matérias como Social Media,  Politics, Cultural Studies, Theate e muitas outras. Assim, entregamos uma formação mais completa e preparada para mais objetivos de vida.

Nós entendemos a importância do contato diário com o inglês, por isso todos os nossos programas, seja ele bilíngue ou de inglês diário, possuem aulas todos os dias. Como o nosso foco é a fluência do aluno, buscamos apoio na tecnologia e em profissionais qualificados para entregar resultados perceptíveis pelo aluno, pelos pais e pelo colégio.

Uma escola que implanta um sistema de inglês de qualidade está olhando para o futuro e contribuindo para o preparo de cidadãos mais plurais e críticos. Olhe para esse propósito e invista em uma metodologia que vai formar alunos fluentes em inglês de verdade.

Se você está procurando um programa de inglês com aulas diárias e com foco na fluência dos seus alunos, entre em contato com a gente e receba mais informações sobre a metodologia. Somos os pioneiros no Brasil e temos a metodologia mais estruturada do mercado.

Relacionados

Por que não se aprende inglês nas escolas regulares?

Você sabe por que não se aprende inglês nas escolas regulares? Entenda melhor no nosso post.

Educação Bilingue

O que muda quando uma escola torna-se bilíngue?

A formatação de uma escola regular em escola bilíngue gera mudanças em vários aspectos.

Educação Bilingue

Legislação para escola bilíngue no Brasil: entenda em detalhes

Há uma legislação que regulamenta as instituições bilíngues no Brasil?

Educação Bilingue