fbpx

O que muda quando uma escola torna-se bilíngue?

A formatação de uma escola regular em escola bilíngue gera mudanças em vários aspectos.

Desde que o processo de sistematização de uma escola bilíngue tornou-se mais conhecido e procurado no Brasil, temos observado as mudanças que esse modelo de ensino traz.

Neste post, mostraremos quais mudanças acontecem em uma escola, a partir do momento em que ela torna-se bilíngue. Acompanhe!

A qualidade de ensino muda

Um dos principais pontos de mudanças, com certeza, é a qualidade do ensino da instituição. Além de um bom aprendizado e formação de alunos na língua materna, a escola formará cidadãos com conhecimento, fluência e independência para falar e se relacionar em inglês.

E é importante lembrar uma das características de uma escola bilíngue é ter o inglês como meio de aprendizado e não somente o objetivo.

No Brasil, sabemos que esse idiomas abre portas de trabalho e estudo e eleva o nível de relevância de quem é fluente nele. Pesquisas afirmam que uma pessoa fluente em inglês ganha, em média, 60% a mais que outra pessoa sem a fluência.

Por todos os benefícios que o inglês traz, a escola torna-se referência e, por consequente, eleva seu reconhecimento.

Há maior procura pelo colégio

Os pais estão mais conscientes sobre a importância de ter o filho matriculado em uma escola bilíngue. Por isso, a procura por esse modelo de escola tem aumentado de maneira exponencial. A partir do momento em que a escola informa e divulga que tornou-se bilíngue, muitos pais começam a procurá-la.

Muitas vezes o pai está satisfeito com o colégio atual do filho, mas quando fica sabendo que há uma escola bilíngue nas redondezas, ele passa a reconsiderar essa nova opção.

Por isso, reforçamos que quem for rápido nesse momento, ganhará mercado. As escolas que adiam esse processo de evolução pode perder espaço para o seu concorrente.

A taxa de retenção aumenta

Sabemos que a equipe comercial do colégio trabalha com afinco para matricular novos alunos e acelerar o crescimento da instituição. Mas, tão importante quanto isso, é trabalhar para que os alunos atuais se mantenham.

Para isso, a escola precisa buscar diversas estratégias e estar atualizada sobre o mercado educacional no Brasil. Ter um programa bilíngue é uma das melhores estratégias para fazer com que os pais mantenham os filhos matriculados.

Podemos atribuir essa retenção ao fato de o pai não conseguir encontrar outra escola de mesmo nível, considerando o fato de que, no Brasil, no máximo, 3% das escolas têm algum ensino bilíngue implantado. Uma escola bilíngue nos dias atuais está à frente da concorrência.

O reconhecimento da escola torna-se maior

Se destacar em um mercado repleto de grandes instituições nem sempre é fácil. Há muitos fatores que a escola precisa observar para atingir níveis de reconhecimento na sua comunidade escolar: bons professores, estrutura, premiações e posições em rankings e diversos outros.

Ao implantar um programa bilíngue de qualidade, a escola passa a ter um maior reconhecimento local, regional e até em cadeias maiores. E, além disso, qualidade do ensino de inglês gera impactos em outros projetos importantes para a imagem do colégio:

O reconhecimento e respeito pela qualidade do ensino pode ir muito além, dando embasamento para outros planos, como os de expansão e de internacionalização.

Baseados na nossa experiência na sistematização do ensino bilíngue, podemos afirmar que essa transformação é um divisor de águas, pois contribui para o crescimento da instituição no âmbito educacional e de negócio.

Se você quer conhecer melhor a nossa metodologia e como atuamos na transformação de uma escola regular em uma escola bilíngue, entre em contato conosco e entenda melhor os nossos programas. Nós temos mais de 10 anos de experiência, com equipe e estrutura altamente qualificada para lhe ajudar nesse processo.

Relacionados

Por que não se aprende inglês nas escolas regulares?

Você sabe por que não se aprende inglês nas escolas regulares? Entenda melhor no nosso post.

Educação Bilingue

Legislação para escola bilíngue no Brasil: entenda em detalhes

Há uma legislação que regulamenta as instituições bilíngues no Brasil?

Educação Bilingue

Quero transformar minha escola em bilíngue, o que preciso fazer?

Está planejando transformar a sua escola em bilíngue? Descubra tudo o que precisa ser feito.

Educação Bilingue