fbpx

Quais são as vantagens de uma escola bilíngue?

Oferecer um ensino bilíngue no colégio tem muitas vantagens, tanto para os pais, quanto para a escola. Conheça algumas delas neste post.

A necessidade do domínio de uma segunda língua não é novidade para ninguém. E no Brasil isso fica ainda mais claro quando observamos o grande número de escolas de idioma, principalmente de inglês, espalhadas por todo os lados.

Mas o grande problema é que, mesmo sendo o país com maior volume de escolas, somente 5% da nossa população fala uma segunda língua e, desses, apenas 3% são fluentes no inglês. Um dado difícil de acreditar, diante da tamanha oferta de cursos disponíveis.

Em meio a pesquisas alarmantes, é justificável o crescimento dos colégios que oferecem o ensino de um novo idioma dentro da sua grade. E é sobre isso que falaremos hoje: as vantagens de uma escola bilíngue em relação às convencionais.

O que é uma escola bilíngue?

Quando falamos em bilinguismo é muito comum surgirem dúvidas, principalmente porque o termo é muito usado no Brasil para designar o ensino da linguagem dos sinais, aliado ao português.

Porém, para que fique claro, uma escola bilíngue é aquela que oferece ensino educacional em duas línguas, independente se a linguagem é de sinais ou fonética.

Neste post, abordaremos a estrutura bilíngue que atua com o ensino de Português + Inglês. Basicamente, as características de um colégio bilíngue se sustentam em duas características essenciais que veremos logo abaixo:

Interdisciplinaridade

É necessário que o aluno aprenda outros conteúdos no idioma inglês, como matemática, história, geografia e música, por exemplos. No inglês regular não há essa pluralidade de aprendizado, uma vez que o seu conteúdo é focado no aprendizado da língua. O bilíngue avança um pouco mais, entregando um ensino mais amplo e plural.

Uma escola que tem uma grade de inglês, por mais forte que seja, não poderá ser considerada bilíngue só por isso, uma vez que ter outro idioma no currículo não atende ao requisito de interdisciplinaridade. O grande destaque da metodologia do bilíngue é ensinar ao aluno outros conteúdos, fugindo do padrão já conhecido nos cursos de inglês.

Carga horária estendida

O segundo ponto importante é a carga horária de inglês dentro da grade. É essencial que ela seja bem forte, para que o aluno realmente aprenda o idioma ─ o que seria quase impossível considerando o volume praticado pelas escolas atualmente.

Quais são as vantagens da escola bilíngue?

Essa é uma pergunta frequente, tanto da parte dos gestores de colégios que buscam inovação no segmento, quanto pelos pais que procuram uma nova instituição para os seus filhos. E não é por menos, pois as metodologias atuais ainda são novidades no meio educacional.

Para esclarecer os principais questionamentos, listaremos as principais vantagens das escolas bilíngues e como ela pode mudar a realidade da educação brasileira.

1. Fluência do idioma

Uma das grandes vantagens de um colégio com um sistema bilíngue implantado, sem dúvida, é a possibilidade de formar alunos fluentes no idioma. Hoje essa conquista está linkada a anos de estudos em cursos, muitas vezes difíceis de manter.

Essa fluência é claramente possível, pois o aluno estudará a nova língua todos os dias, por meio de aulas regulares, de conversação e exercícios que fortalecem a fixação do aprendizado.

2. Economia para os pais

Sem dúvida esta é uma das vantagens mais atrativas para os pais, pois uma escola bilíngue elimina a necessidade de contratar um curso de inglês extracurricular para os filhos. Porém essa vantagem só é verdadeira se o método de ensino implantado for realmente estruturado e forte.

3. Reforço de marca e autoridade do colégio

Quando uma escola se torna bilíngue, ela conquista mais do que uma nova classificação no nome. Estamos falando de uma autoridade e força de mercado com retornos significativos. Além de todos os benefícios educacionais, o colégio conquista visibilidade por se diferenciar, elevando seu status.

4. Melhor desenvolvimento da criança

Especialistas educacionais defendem um maior desenvolvimento da criança quando ela estuda duas línguas ao mesmo tempo. Isso porque a capacidade de os pequenos  assimilarem um novo idioma é enorme, afinal o seu aparelho fonador ainda está em desenvolvimento. Um adulto, recebendo o mesmo conteúdo, teria dificuldades em aprender.

São inúmeras vantagens que uma escola bilíngue oferece, se comparadas com as convencionais. Por isso a busca pela implantação de um ensino bilíngue tem sido muito grande. Diante de todas as opções, o colégio deve priorizar um método com estrutura didática forte e eficiente, para que os resultados sejam alcançados com sucesso.

Se você deseja receber conteúdos como estes, assine a nossa newsletter e seja atualizado sobre o mercado escolar, dicas e matérias para te ajudar.

Relacionados

Por que não se aprende inglês nas escolas regulares?

Você sabe por que não se aprende inglês nas escolas regulares? Entenda melhor no nosso post.

Educação Bilingue

O que muda quando uma escola torna-se bilíngue?

A formatação de uma escola regular em escola bilíngue gera mudanças em vários aspectos.

Educação Bilingue

Legislação para escola bilíngue no Brasil: entenda em detalhes

Há uma legislação que regulamenta as instituições bilíngues no Brasil?

Educação Bilingue