fbpx

Quero transformar minha escola em bilíngue, o que preciso fazer?

Está planejando transformar a sua escola em bilíngue? Descubra tudo o que precisa ser feito.

Todos os dias os sites de pesquisas recebem perguntas de gestores interessados em implantar uma metodologia bilíngue em suas escolas. Porém, até que esse assunto se torne claro o suficiente, muitas dúvidas — e mitos — podem  gerar entendimentos confusos sobre como funciona a implantação de um sistema desse tipo.

Entendemos que, em pouco tempo, o processo de sistematização da educação em língua inglesa nas escolas se tornará mais claro, uma vez que a conscientização entre os gestores escolares tem aumentado.

Esse post vai ajudá-lo a compreender como funciona o processo de implantação de um programa bilíngue e quais são as necessidades de adequação por parte da escola. O que muda? Acompanhe!

Contratação de um sistema de ensino bilíngue

O primeiro passo é a pesquisa por um sistema de ensino bilíngue no mercado. Um sistema é gerido por uma empresa com know-how de mercado e com todo suporte necessário para implantar o programa bilíngue e transformar a escola.

Não confunda o trabalho dessa empresa com o de uma consultoria, pois diferente dessa, ela atuará em todas as fases da formatação, e isso inclui:

O modelo de escolas bilíngues está tomando força no Brasil, mas ele ainda é novo. Por isso é importante procurar por empresas pioneiras e que tenham competência para operacionalizar todo o processo sem complicações.

Tudo certo, você já escolheu a empresa. Agora descreveremos alguns passos que virão a seguir:

Adequações na grade curricular

Talvez esse seja, de longe, um dos principais pontos de questionamento por parte dos diretores e coordenadores. E não é por menos, pois mudanças na grade podem exigir que a escola faça adaptações estruturais acentuadas e isso nem sempre é possível.

Se o seu planejamento e proposta educacional já está definido e não permite mudanças exageradas, é preciso procurar por um sistema capaz de se adequar a isso.

Vale sempre ressaltar que toda e qualquer implementação exigirá mudanças, e isso é um fato inerente ao processo de inovação. Porém, algumas metodologias exigirão mais ajustes do que outras e isso dependerá da proposta e da flexibilidade da instituição.

Vamos explicar melhor:

Adaptabilidade da instituição

Mudanças na grade é algo bastante clínico e precisa de um bom planejamento para que tudo aconteça de maneira fluida. Tudo se torna mais fácil quando a escola possui matérias que podem ser substituídas pelo inglês ou que podem ser lecionadas nesse idioma. Normalmente essa movimentação é muito tranquila.

Adaptabilidade do programa bilíngue contratado

Esse ponto é muito importante, pois nem todas as metodologias se adaptam à proposta pedagógica do colégio e à sua filosofia de ensino. Se esse for esse o caso, mudanças mais acentuadas serão necessárias e isso nem sempre é possível. Caso a instituição não queira muitas modificações, é preciso procurar um parceiro com essa maleabilidade.

Preparação da equipe

Um dos pontos importantes para que um programa funcione bem e entregue os resultados esperados é ter uma equipe bem alinhada com tudo. E isso inclui todas as pessoas ligadas a ele: vendas, marketing, corpo docente e outras áreas que forem necessárias.

Professores

Caso o colégio não possua professores fluentes em inglês, será necessária a contratação desses profissionais e o seu treinamento. Se já houver, basta apenas o treinamento deles para alinhamento de todo o projeto e da forma como o programa deve ser aplicado.

Equipe de vendas

A equipe de vendas é peça fundamental para o crescimento da escola e não deve ser diferente quando ela estiver na fase de formatação para a educação bilíngue. É necessário que essa equipe esteja afinada com a nova proposta, a postos para esclarecer dúvidas dos pais ou alunos.

O novo modelo de educação deve atingir à toda a cadeia, para que todos falem a mesma língua e repassem informações corretas a todos que visitarem. O sistema de ensino contratado deve prover esse treinamento.

Criação de estratégias de marketing

O famoso ditado “quem não é visto não é notado” é uma verdade a qual o colégio deve se apegar. Nenhum projeto alcança um grande raio se não houver promoção. Hoje, temos diversos canais disponíveis para publicidade da escola, tanto online quanto offline.

O planejamento de marketing deve focar tanto na região onde o colégio está quanto naquelas em que haja interesse em atingir. Sabendo promover a escola, o retorno vem em forma de novas matrículas ou aumento da satisfação do público atual.

É preciso buscar suporte à empresa contratada, pois ela deve ter todo o preparo necessário para auxiliar a escola nesse desenvolvimento.

Educação e conscientização dos pais

Com a implantação de um programa bilíngue na escola, é preciso promover alguns encontros com os pais a fim de explicar melhor como funcionará o novo sistema. O modelo de escola bilíngue ainda não é tão claro no Brasil, por isso, muitos pais têm dúvidas a respeito.

Reúna as principais dúvidas e agende um evento para explicar como o novo parceiro atuará dentro da instituição. Essa é uma ótima maneira de se aproximar deles e envolvê-los nas decisões da instituição. Além do mais, os próprios pais podem indicar novos pais.

Esses são alguns passos comuns em um processo de formatação de escolas regulares em escolas bilíngues. Alguns pontos podem variar de empresa para empresa, mas é importante que o processo não deixe nada passar, para que os resultados ocorram conforme o combinado.

A Simple é um sistema de ensino bilíngue pioneiro no Brasil, com uma metodologia focada no alcance da fluência do aluno. Temos equipe de educadores renomados e com know-how no ensino de inglês.

Se você busca um sistema bilíngue completo, capaz de auxiliar sua instituição a se tornar uma escola bilíngue de referência, entre em contato conosco e agende uma visita para apresentarmos melhor as nossas soluções.

Relacionados

Por que não se aprende inglês nas escolas regulares?

Você sabe por que não se aprende inglês nas escolas regulares? Entenda melhor no nosso post.

Educação Bilingue

O que muda quando uma escola torna-se bilíngue?

A formatação de uma escola regular em escola bilíngue gera mudanças em vários aspectos.

Educação Bilingue

5 cursos gratuitos sobre educação para fazer nas férias

Listamos 5 cursos sobre educação para fazer nas férias

Gestão Escolar