Você já imaginou oferecer ao seu estudante a oportunidade de ser bilíngue? As crianças que entram em contato com outro idioma desde cedo conseguem muitos benefícios na fase infantil e na vida adulta. Vantagens que vão desde às questões culturais até aprimoramento da cognição.
Sabemos que os pequenos são verdadeiras esponjas e oferecer mais aprendizado não os deixa sobrecarregados, mas acrescenta conhecimento. Por isso vamos apresentar um panorama sobre a transformação que pode surgir quando as crianças entram em contato com outro idioma além da sua língua nativa.
O que é uma criança bilíngue?
As crianças bilíngues são aquelas com capacidade desenvolvida para falar dois idiomas, o chamado nativo, de sua origem, e outro, uma segunda língua. É possível que um novo idioma seja ensinado ainda durante o crescimento da criança, acompanhando o seu aprendizado da língua nativa.
Dessa forma, crianças muito pequenas terão ao mesmo tempo o aprendizado de dois idiomas, obtendo fluência igual nos dois. Esse quadro é comum nas escolas, que optam por introduzir a cultura do país nos estudos para uma espécie de imersão ainda nos primeiros anos escolares.
Dois idiomas não seriam confusos para meu aluno?
Diferente do que pode parecer, as crianças que falam dois idiomas não se sentem confusas, pelo contrário. Quando somos pequenos temos uma facilidade maior em aprender novas línguas, justamente porque é nessa fase que aprendemos a falar aos poucos.
O seu aluno aprendeu a falar na prática, ouvindo as palavras e entendendo o significado de cada uma delas. Esse processo fantástico é comum para a infância, período em que a cognição está a todo vapor. Sendo assim, aprender outro idioma apenas é um aproveitamento de habilidades que existem.
Então, você pode perceber a criança trocando algumas palavras, misturando os dois idiomas, mas isso é normal. O cérebro do pequeno está aprendendo a comunicação em duas línguas, se habituando a trabalhar dessa forma. Quando ele fala palavras de duas línguas é porque realmente está aprendendo, não se confundindo.
Por que a criança bilíngue se desenvolve melhor?
As crianças bilíngues se tornam adultos com maior facilidade em concentração, com mais foco, por conta de um processo cognitivo mais apurado. Por conta de seu cérebro aprender a separar os dois conhecimentos, a fluir de um idioma para outro, surgem habilidades como voltar bastante atenção para uma tarefa específica.
É interessante também lembrar da alternância entre as palavras das duas línguas, que parece confusão, mas não é. Esse processo ensina o cérebro a acessar diferentes conhecimentos de maneira mais rápida. A capacidade de raciocínio fica mais veloz.
Isso porque a primeira infância, que é a idade até os 6 anos, é aquela em que o cérebro tem uma gigante capacidade de absorver informações. Assim, seu aluno não ficará sobrecarregado nesse aprendizado, ele terá supridas as demandas de aprender mais.
Outro ponto importante é que a nossa fluência na língua nativa acontece porque aprendemos desde cedo a falar e depois a escrever. Nossa comunicação é feita com base nela, portanto, dominamos seus aspectos. O mesmo acontece com seu estudante ao aprender outra língua desde cedo, ele consegue ser fluente nas duas.
Preciso ensinar outra língua para meu estudante?
Diante de tantas informações interessantes sobre aprendizado de outro idioma você pode se questionar sobre ter que ensinar seu aluno. Também pode ficar em dúvida sobre como encontrar um método que entenda essa necessidade da criança para aprender duas línguas.
Porém, há hoje a opção de direcionar para escolas a infraestrutura ideal para esse tipo de aprendizado. Os programas bilíngues estão estruturados para atender as necessidades da primeira infância e proporcionar um aprendizado completo.
Afinal, aprender outro idioma não se trata apenas de falar uma nova língua, é reflexo da interação com uma nova cultura. A imersão nesse novo mundo é essencial para que a experiência de aprendizado seja completa e no futuro seu aluno desfrute de todo seu potencial.
Vantagens de ser bilíngue desde criança
Você já deve ter percebido o quão é fácil para seus alunos aprenderem coisas novas, em oposição aos adultos, que podem ter dificuldades com o passar do tempo. Isso acontece pelos fatores que citamos antes, sobre o desenvolvimento do cérebro infantil.
Portanto, uma vantagem de aprender outro idioma ainda nessa fase é que a fluência será garantida, claro, contando com a continuidade desses estudos. A comunicação será muito eficiente em ambos os idiomas por conta desse contato desde cedo.
Não podemos esquecer que reduzimos uma barreira de comunicação com pessoas estrangeiras. Principalmente se lidamos com o inglês como segunda língua. Abrimos portas para que a criança tenha facilidade no futuro de falar com as pessoas e consumir conteúdos estrangeiros para seus estudos.
A criança terá contato com uma nova cultura, um mundo cheio de música, literatura, comportamentos, tradição, enfim, um universo à parte. O acesso ao conhecimento também aumenta, porque novos conteúdos estarão disponíveis para que seu filho estude.
Sem contar que os benefícios do raciocínio, que vimos antes, ajudam a desenvolver uma criança mais criativa, uma mente mais flexível para novos conhecimentos. E não poderíamos deixar de mencionar na nossa lista de vantagens a chance de chegar em novos espaços por conta do novo idioma.
O mercado de trabalho vai se ampliar para seu aluno na vida adulta, novas oportunidades podem surgir porque a barreira da língua será quebrada. Dessa forma, saiba que o futuro também oferece benefícios para crianças que aprendem mais idiomas.
Agora você consegue compreender como crianças bilíngues se desenvolvem melhor em questões físicas, no cérebro, além de psicológicas e sociais. Os seus alunos terão um aprendizado mais completo quando acessam outros idiomas e podem ser fluentes em todos eles.
Tenha um apanhado de informações como essas para mostrar aos pais dos alunos o quanto o estudo de inglês, por exemplo, pode abrir portas. Na infância é possível desenvolver muito mais uma criança a partir do momento em que ela se deparar com esse universo.
Sem mencionar a vida adulta, que traz uma gama de novas oportunidades para que esse aluno acesse outros espaços. Não importa se é para visitar um outro país ou se ele deseja estudar a visão de outros países sobre assuntos de sua profissão.
Se você sente que a sua escola pode proporcionar esse conhecimento entre em contato conosco!
Transforme sua escola em bilíngue com a gente!