As escolas têm a missão de, a cada ciclo, se renovar e entender quais as novas práticas que devem ser colocadas em prática, trazendo inovações para apostar em sua escola bilíngue e qualidade acima da média aos alunos.
Assim, a instituição fica sempre pronta para entregar os melhores resultados, o que não passa apenas por ter alunos com boas notas e, no futuro, em grandes universidades. Também é necessário mostrar preparo para que os jovens entendam o mundo em que vivem e a sociedade na qual estão inseridos.
Portanto, o tema aqui será inovação. Mais precisamente, inovações para apostar em sua escola bilíngue e façam parte do seu projeto. Listaremos algumas delas para que gestores e diretores possam iniciar um projeto de inovação e melhorias na instituição.
Estudante como protagonista
Uma inovação que vem acontecendo nas escolas e que deve permear o tipo de ensino passado pelas instituições bilíngues é a ideia de ter o aluno como um protagonista nas ações.
O professor segue com sua importância, os métodos de avaliação ainda existem e seguirão sendo uma forma de analisar o aprendizado. Mas ter o aluno com capacidade de criar boas soluções é uma nova forma de olhar e, nas escolas bilíngues, isso pode ser ainda mais estimulado a partir do contato cultural e linguístico com um segundo idioma. Trata-se do Design Thinking, termo dado a esse tipo de estímulo.
O passo inicial é garantir que haja espaço em sala de aula para que os alunos possam debater determinados assuntos. Podem ser os mais variados, desde coisas gerais da sociedade, como meio ambiente e tecnologia, até mesmo a geração de debates sobre o que os alunos pensam das aulas e do ambiente do qual fazem parte na escola.
Relação do Design Thinking com o bilinguismo
Isso, claro, também pode passar por temas que se relacionam com o bilinguismo, falando sobre uma cultura estrangeira, diferenças e semelhanças com a realidade em nosso país, dentre outros.
Ou seja, assuntos e ideias são o que não faltam. Sendo assim, o mais importante é garantir que o aluno tenha capacidade de pensar, se expressar e debater. Isso, gradualmente, pode se tornar óbvio e nem mais ser visto como uma das inovações para apostar em sua escola bilíngue.
Mas o fato é que, comparando-se com o método tradicional de sala de aula, em que o professor dá uma aula e os alunos aprendem e anotam, fazendo as lições e provas, trata-se de uma mudança real e inovadora, capaz de formar pessoas mais prontas para a vida social, com respeito a opiniões divergentes. As escolas bilíngues devem trabalhar essa capacidade.
Gamificação
Cada vez mais, a tecnologia se torna um elemento que precisa ser introduzido na educação e, claro, as escolas bilíngues podem se utilizar disso também. Uma das maneiras de fazer isso é pela gamificação.
O uso de jogos e atividades digitais se torna uma boa possibilidade, tanto para ensinar conceitos aos alunos, como também para estimular o trabalho em equipe. É importante entender que o uso de tablets para games, por exemplo, precisa ser bem executado para que os alunos não se isolem na tecnologia.
Os games são criados como forma de interação e de competição. Mas tudo ensinado de maneira saudável, estimulando o espírito esportivo e a capacidade de aprendizado conjunto.
No caso de escolas bilíngues, ainda há a possibilidade de uso de um novo idioma nos jogos, de maneira que o aluno consiga mergulhar no aprendizado do inglês e dos outros conceitos. Sendo assim, a gamificação é uma das inovações para apostar em sua escola bilíngue.
Desenvolvimento emocional
Outra novidade que vem permeando o debate sobre a forma de ensino nas escolas é a questão de trabalhar o desenvolvimento emocional.
Se antes se imaginava que bastava aos alunos aprenderem os conteúdos e, assim, estariam prontos para as exigências posteriores da vida, hoje é plenamente aceito e estimulado que as habilidades emocionais também são um diferencial.
Assim, os alunos se formam pessoas mais fortes e isso também é visto como algo fundamental, seja para o estudo superior, seja para o mercado de trabalho.
Sendo assim, nas escolas bilíngues é necessário introduzir atividades que estimulem os alunos a saberem tomar decisões, a lidarem com dificuldades e, claro, a respeitarem as diferentes culturas. No ensino bilíngue, não há dúvidas quanto à importância desta compreensão de outras culturas. Inclusive, é um diferencial das escolas que entregam esse formato de ensino.
Importante notar a diferença para o primeiro tópico. Ali, falamos de estimular o pensamento e o protagonismo nas decisões. Aqui, estamos falando de lidar bem com o outro, se desenvolver emocionalmente e, assim, lidar melhor com problemas e dificuldades. Ambas são inovações para apostar em sua escola bilíngue, potencializadas ainda mais no caso das propostas das escolas bilíngues.
Criatividade na sala de aula
Mais uma das inovações para apostar em sua escola bilíngue é a utilização de soluções criativas para problemas. A utilização de canetas, papéis e outros objetos, em atividades em grupo, para lidar com determinado exercício proposto em sala de aula é algo que vem sendo trabalhado e precisa fazer parte das inovações em todos os lugares.
No caso das escolas bilíngues, as atividades ainda podem incluir elementos da língua estrangeira, o que traz contato com vocabulários, com ideais e outros aspectos centrais do ensino com utilização do bilinguismo.
Alunos se reúnem e testam também outros aprendizados inovadores, como os citados acima. Ou seja, utilizar a criatividade, que tem como base a abordagem chamada STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, na sigla em inglês), permite que o bilinguismo consiga ser trabalhado em várias frentes.
Isso vale, portanto, para todas essas inovações para apostar em sua escola bilíngue. Qualquer tipo de evolução é bem-vindo no ambiente escolar e, pensando em ensino bilíngue, isso pode ser ainda mais explorado, já que o objetivo desta metodologia é mais amplo do que simplesmente usar uma segunda língua. E, dentro da busca por maior interação cultural e social, várias das inovações citadas atuam diretamente.
Para saber ainda mais sobre características do ensino bilíngue, que tal saber mais sobre a Simple Education? Somos especialistas na implementação deste formato em escolas.
Quer dar um novo passo em sua instituição? Conte conosco e vamos trabalhar juntos por um ensino mais completo para seus alunos!