Conheça os pilares da metodologia bilíngue

Uma metodologia eficiente de ensino deve ter como base pilares da metodologia bilíngue que não apenas garantam o aprendizado, mas que também ofereça maneiras práticas e didáticas de absorver e reter o conhecimento.

Esses pilares devem direcionar o caminho da educação bilíngue, de forma que o aluno realmente consiga assimilar o novo idioma como parte natural do seu aprendizado, assim como ocorre com a língua portuguesa.

Sabendo da importância desse tema, destacamos os quatro pilares principais da metodologia bilíngue.

Estratégias didáticas, tecnológicas e cognitivas

Ensino bilíngue não significa apenas tratar gramática, texto e conversação. Vai muito além disso. Ensino bilíngue significa trazer o novo idioma para a realidade do aluno, de forma imersiva, assim como ocorre com a língua portuguesa.

Em especial quando o idioma em questão é o inglês: mais do que um diferencial, se tornou uma necessidade. E quanto mais cedo aprender, mais benefícios o aluno terá.

E, para fazer essa imersão no aprendizado bilíngue, é preciso lançar mão de estratégias realmente eficazes, com ações didáticas, apoio da tecnologia e estilo de aprendizagem focado no desenvolvimento cognitivo.

Quando falamos em estratégias, nos referimos aos processos de aprendizagem que atraem a atenção do aluno sem que isso se torne uma tarefa difícil. A naturalidade é fundamental.

E essas estratégias vão desde as aulas expositivas, o estudo dirigido ou a resolução de problemas, até maneiras mais práticas como vídeo aulas, salas de aula e lousas virtuais e jogos.

Tudo isso levando em consideração o comportamento individual dos alunos e sabendo que cada um tem sua maneira e seu tempo específico para aprender. Esse reconhecimento torna o ensino muito mais didático e suave, o que fomenta nos alunos a vontade e a disposição pela metodologia bilíngue.

Incentivo e parceria

Educação eficiente só se faz com parceria entre professor e aluno. Essa relação deve ser desenvolvida a fim de que o estudante se sinta estimulado e engajado no aprendizado bilíngue.

Para isso, a Simple Education investe nos melhores profissionais que baseiam suas metodologias exatamente focadas nos alunos e no avanço de seus aprendizados.

Seja em sala de aula ou por meio de conferências online, os professores se mantém sempre à disposição para ajudar, sanar dúvidas e, cada vez mais, aprimorar o aprendizado bilíngue.

Essa estruturação é objetivada, porque visa estritamente a retenção do conhecimento bilíngue de maneira natural, sem forçar, e respeita o tempo de cada aluno. Afinal, a nossa conquista é essa: ver os resultados sendo alcançados da maneira mais simples e prática possível, sem deixar a qualidade de lado.

Liberdade para aprender

Como já salientamos, o ensino bilíngue deve respeitar o ritmo que cada aluno tem para aprender. E esse é mais um pilar que tem importância indiscutível: a garantia da liberdade para o aluno aprender dentro do seu próprio tempo.

Isso não significa que cada aluno terá um aprendizado diferente, mas sim que todos terão a mesma qualidade de ensino, respeitando os limites individuais (e por isso é tão importante a parceria com o professor).

A liberdade incentiva e encoraja a experimentação e a descoberta por conta própria, de modo que a metodologia bilíngue continue a ser praticada naturalmente também fora da escola, seja com a família ou entre os amigos.

E quando isso ocorre é que se percebe que o ensino bilíngue está alcançando os resultados esperados, porque o aluno já se vê imerso no aprendizado sem perceber – é essa a naturalidade que deve acontecer.

Metodologia bilíngue significa ensinar um novo idioma ao mesmo tempo em que a língua materna é ensinada e aprimorada.

Valorização das diferentes culturas

Estimular o respeito e a valorização de culturas e tradições diferentes também é um dos pilares da metodologia bilíngue.

A relação com uma outra cultura, cheia de novidades e diferenças imputa no aluno o saber conviver e, principalmente, o saber respeitar, bem como o insere na sociedade de maneira mais ampla e agregadora.

É essencial para a criança ou o jovem em idade escolar que essa ligação exterior seja feita, justamente porque abre um campo de visão muito maior. E tudo isso por meio da educação bilíngue, uma vez que, ao estudar um novo idioma, a cultura se faz presente desde o modo de falar, o modo de se comportar e em todas as tradições oriundas daquele país.

Além disso, a metodologia bilíngue viabiliza um reconhecimento de mundo, de vida e de sociedade mais abrangente ao aluno, que agora compreende o quão importantes são as diferenças.

Isso sem contar que toda essa bagagem cultural o prepara para a vivência em outro país, se assim for do seu desejo.

É um pilar educacional que se faz imprescindível; o respeito às diferentes culturas é essencial em um mundo globalizado como o de agora.

E se você procura uma metodologia bilíngue que agregue todos esses pilares ao modo de ensinar da sua escola, aproveite a leitura e entre agora em contato conosco.

Compartilhe este conteúdo:

Continue lendo!

Pesquisa revela que alunos saem do Ensino Médio sem inglês adequado

Como lidar com alunos de diferentes níveis na mesma sala

Interdisciplinaridade na Educação Bilíngue: Como o CLIL é Aplicado nas Aulas

Muito TikTok Faz Mal ao Cérebro – Benefícios de Trocar as Redes Sociais por um Livro

A Importância de Errar no Processo de Aprendizado: Por Que os Erros São Fundamentais?

Trend do corte seco: imitando youtubers, crianças ‘comem’ sílabas ao falar e ‘desesperam’ pais e professores

plugins premium WordPress